A aromaterapia é uma terapia alternativa que usa óleos essenciais para tratar diversas condições de saúde. Os óleos essenciais são extraídos das plantas e possuem propriedades medicinais e podem ser usados para tratar problemas de saúde do seu pet.
Os óleos essenciais podem ajudar a aliviar a ansiedade, reduzir a dor e melhorar o humor do seu pet. A aromaterapia também pode ser usada para tratar problemas de pele, como dermatite e coceira.
Existem diversas formas de utilizar a aromaterapia com seu pet, você pode fazer um banho relaxante com óleos essenciais ou usar uma loção aromática.
Você também pode difundir óleos essenciais em seu ambiente ou usar uma máscara facial aromática entre diversas outras formas.
Cuidando do seu pet com os óleos essenciais
A aromaterapia é uma ótima opção para cuidar do seu pet. Ela pode ser usada para tratar doenças físicas e emocionais. Os óleos essenciais podem ser usados para reduzir a ansiedade, acalmar os nervos e reduzir a dor.
Alguns óleos essenciais, como o de lavanda, eucalipto e o menta, também têm propriedades antissépticas e analgésicas.
Os óleos essenciais podem ser usados para estimular o apetite, melhorar a digestão e proteger o sistema imunológico. Outros óleos essenciais, como a lavanda e o gerânio podem ser usados para reduzir a ansiedade e acalmar os nervos.
Cuidados na hora de utilizar os óleos essenciais no seu pet
Apesar de termos algumas semelhanças, os nossos pets são diferentes de nós seres humanos. Para começar, podemos falar sobre o olfato desses animais que é muito mais aguçado que o nosso.
Então tome muito cuidado na hora de manusear os óleos essenciais perto do seu pet, não deixe em hipótese alguma que ele lamba os óleos essenciais, tente sempre mantê-los distantes dos frascos.
Não utilizamos os óleos essenciais em filhotes e em fêmeas prenhas. Além disso, não utilizamos o óleo essencial puro, sempre diluído em óleo vegetais.
Existem alguns óleos essenciais que não devem ser utilizados pelo seu pet, então fique atento aos seguintes óleos essenciais:
- Alho
- Boldo
- Cravo
- Canela
- Cebola
- Menta
- Tomilho
- Funcho
- Lavanda Spike
Além desses óleos essenciais, temos diversos outros que não devem ser utilizados pelo seu pet, por isso fique sempre atento e conheça bem o óleo essencial antes de aplicá-lo.
Nunca descarte também a ida a um veterinário caso seu pet esteja com problemas, os óleos essenciais são uma terapia complementar e não devem descartar a procura de auxílio médico.
Óleos essenciais que podem ajudar seu pet
Existem vários óleos essenciais que podemos utilizar para tratar problemas dos nossos amigos peludos. Entre eles:
Lavanda: O óleo essencial de lavanda é conhecido por suas propriedades relaxantes. Ele pode ser utilizado para acalmar. Então, se você possui um animal muito agitado, o óleo essencial de lavanda pode ajudar muito nessa parte. Ele também pode ser utilizado para problemas de pele, manchas e coceiras.
Cedro: Ele também possui propriedades calmantes e ansiolíticas. Além de também auxiliar aqueles pets muito tímidos. O óleo essencial de cedro ajuda a trazer segurança, e pode ser usado para problemas respiratórios.
Gerânio: Excelente tranquilizante e cicatrizante.
Capim-limão: Outro ótimo calmante, além de ser ótimo para pregas, pulgas e carrapatos. Por ser um pouco mais irritante, faça o teste antes com uma pequena quantidade bem diluída para seu pet e veja se ele se adapta.
Citronela: Excelente para tratamento de pragas, pulgas e carrapatos.
Hortelã: Óleo essencial excelente para problemas digestivos e diarreia. Auxilia também no foco e na concentração.
Usando os óleos essenciais na prática
Para usar a aromaterapia para cuidar do seu pet, você vai precisar de óleos essenciais, um óleo vegetal e um difusor.
Existem diversas formas de utilizar a aromaterapia e os óleos essenciais para ajudar seu pet.
Difusor de porcelana
Adicione algumas gotas do óleo essencial e coloque em um local próximo ao seu pet, porém que ele não consiga alcançar.
Difusor ultrassônico
Adicione água e algumas gotas do óleo essencial e deixe próximo ao seu pet.
Spray
Você pode criar um spray para seu pet. Faça a diluição de algumas gotas do óleo essencial em um óleo vegetal.
Quando não usar os óleos essenciais
Você pode diluir o óleo essencial em um óleo vegetal e passar diretamente na pele do seu pet. Lembre sempre de passar em regiões com menos pelagem e que seu pet não possa ficar lambendo. Normalmente passamos na região da nuca ou próximo ao pescoço.
Lembre-se também de nunca passar o óleo essencial puro diretamente na pele do seu animal, sempre faça a diluição em um óleo vegetal.
Shampoo
Podemos diluir o óleo essencial no shampoo do seu pet. Basta dar banho normalmente e deixar o produto agir na pele por 2-5 minutos.
Banho de bacia
Misture em torno de 10 a 15 gotas de óleo essencial com vinagre de maçã e adicione em uma bacia com água morna. Deixe seu pet relaxar por alguns minutos e depois finalize o banho. Esse método vai auxiliar bastante em problemas de pele que seu pet tenha.
Aprenda tudo sobre aromaterapia e os óleos essenciais
Os óleos essenciais têm se mostrado uma excelente forma de cuidar da saúde e bem estar do seu pet. Além disso, eles podem ser usados para tratar problemas comuns no animal de estimação, como por exemplo, dor de cabeça, insônia, dor de garganta e muitos outros.
Para usufruir dos benefícios da aromaterapia é necessário apenas seguir as orientações corretas e ter cuidado na escolha dos óleos essenciais que serão utilizados. Fique por dentro dessas orientações acompanhando nosso blog!